Mudar a vida também modifica seus genes

Por , em 18.06.2008

Você não pode mais reclamar que seus problemas de saúde estão “nos seus genes”, pois uma nova pesquisa descobriu que uma mudança no estilo de vida pode também modificá-los, para melhor.

O estudo acompanhou 30 voluntários diagnosticados com câncer de próstata de baixo risco que haviam decidido não seguir com cirurgia, radioterapia ou terapia hormonal para combater a doença. » Exercício aeróbico rejuvenesce até 12 anos

Os homens fizeram mudanças radicais no estilo de vida incluindo uma dieta rica em frutas, vegetais, grãos, legumes e produtos à base de soja; exercícios moderados como andar por 30 minutos todos os dias e uma hora de métodos de gerenciamento do estresse como meditação.

Como se esperava eles conseguiram perder peso, reduziram a pressão sanguínea, entre outros benefícios para a saúde. Mas as mudanças mais profundas foram observadas quando as biópsias do câncer efetuadas depois das mudanças no estilo de vida foram comparadas com as feitas anteriormente.

Depois de apenas três meses os homens tiveram mudanças na atividade de cerca de 500 genes, dos quais 48 estavam ligados e 453 estavam desligados. » Reduzindo seus riscos de câncer de mama

A atividade nos genes que previnem de doenças havia aumentado enquanto genes promotores de doenças — incluindo aqueles que envolviam o câncer de próstata e de mama — se desligaram de acordo com o estudo publicado na revista científica PNAS.

Afinal de contas parece que podemos sim fazer muito para mudar a atividade dos próprios genes e combater o surgimento de doenças ligadas à predisposição genética. Em apenas três meses é possível mudar centenas de genes simplesmente mudando como se vive.

As implicações deste estudo não estariam limitadas a homens com câncer de próstata. [Fonte]

8 comentários

  • Marco337:

    Sei não.
    Então as crianças que já nascem com neuroblastoma ou retinoblastoma estavam estressadas?
    Ativação genética ocorre por um conjunto de vias. Essa é apenas uma pontinha no “iceberg”

  • Mudar a vida também modifica seus genes « Blog do Instituto Alma Consciente:

    […] Fonte: https://hypescience.com/vida-saudavel-pode-mudar-os-seus-genes/  […]

  • Vera Brasileiro:

    Parabéns!!! Adorei a matéria. Qualidade de vida é tudo. Nosso organismo é um templo sagrado e quando bem tratado a resposta é saúde!!!

  • kelly:

    PARABENS PELA MATÉRIA! EXCELENTE

  • Haddammann:

    Isso corrobora o que postei sobre a questão da espécie humana ser monogâmiica ou não. Os séculos de escravisamento psicológico dramatizaram negativamente os seres humanos e os degeneraram, isso é prontamente visto somente avaliando a duas décadas de dilúvio religioso no Rio de Janeiro, quando a Orla retrata a degeneração, o enfeiamento das pessoas massacradas pelo vírus psicológico da religião, que lança tentáculos de submissão massiva sem nenhum escrúpulo, e em completo abuso quanto à saúde da nossa espécie.

  • admin:

    Rui, apesar de não ser possível saber com exatidão as causas destas modificações genéticas uma coisa é certa: elas não parecem ter nada de efeito psicossomático. Os exercícios físicos e boa dieta inumdam o corpo de elementos químicos positivos, dentre eles os antioxidantes, que podem atuar nos genes.

  • Rui Moio:

    Os hábitos e o efeito psicossomático! Talvez isto explique os casos de autêntico milagre médico de alguns doentes oncológicos.

    Rui Moio

  • Rodrigo:

    Parabéns pela matéria.
    Finalmente comprovado o que já nos haviam informado sobre estilo de vida.
    Fiquei feliz em saber que meu esforço em mudar leva a algo produtivo.

Deixe seu comentário!