Arroz de Marisco… sem Marisco

– Nos tempos conturbados que correm para quem tem um orçamento extremamente reduzido não só pelo alto custo de vida, como pelo pagamento de impostos ao Estado extremamente exorbitantes, num pleno assalto aos seus baixos rendimentos, devido a políticas que continuam a favorecer os ricos e a arruinar ainda mais os pobres, fazer um Arroz de Marisco sem Marisco é obra natural para estas situações. E não é por este Arroz não ter Marisco que não ficou menos delicioso.

ingredientes

Ingredientes:

– 1 emb. 1,2,3…Sabor Arroz de Marisco
– 220 g de arroz agulha
– 100 g de cebola em cubos
– 1 colher de sopa de alho picado
– 1 cubo tempero alho e coentros
– azeite q.b.
– 600 ml de água
– 50 g de mix de pimentos verdes/vermelhos em tiras
– 1 dl de polpa de tomate com manjericão e orégãos
– 1 colher de sopa de coentros frescos picados
– 4 unidades de Delícias do Mar
– piripiri q.b.

Preparação:

01.- Num tacho ao lume, cubra o fundo com azeite, junte a cebola, o alho, o cubo tempero, os coentros e deixe refogar até a cebola ficar macia.

02.- Adicione ao tacho as tiras de pimentos, a polpa de tomate, a água, o pacote 1,2,3… Sabor Arroz de Marisco, tempere com piripiri e deixe levantar fervura, mexendo de vez em quando.

03.- Junte ao tacho o arroz, as delicias do mar cortadas em pedaços com um centímetro, envolva e deixe cozinhar durante o tempo necessário até o arroz ficar bem cozido. Estes tempos variam de acordo com o fogão ou placa de indução utilizados. Convém mexer repetidamente para o arroz não pegar. Se necessário, acrescentar água quente durante a fase final, se o arroz ainda estiver rijo.

04.- Desligue o lume ou a placa, tape o tacho e deixe em repouso durante 5 minutos. Sirva de seguida como guarnição de peixe ou carne, no meu caso, para um Gratinado de Peixe com Ervas Aromáticas.

000-tempo-transp± 40′  000-econo-transp económico  000-dific-transp fácil

Reportagem foto/vídeo:

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus.

© 15.Jan.2019

2527: Alheira com Ovos Mexidos

– Como a alheira que tinha no frigorífico já estava quase a terminar o prazo de validade, tive de engendrar uma coisa muito simples para também aproveitar os pastéis de bacalhau da receita anterior.

ingredientes

Ingredientes:

– 1 alheira
– 4 Ovos
– 100 g de cebola em rodelas
– ½ dl de azeite
– cebolinho e tomilho q.b.
– cominhos e salsa q.b.
– alho moído q.b.
– 1 cubo tempero alho e coentros
– sal e pimenta q.b.

cook-check

Preparação:

01.- Retire a pele à alheira e corte-a em pedaços. Leve ao lume uma frigideira com o azeite, o cubo tempero, deixe aquecer, junte a cebola e deixe refogar um pouco até amolecer.

02.- Adicione a alheira à frigideira e deixe cozinhar até se desfazer, mexendo frequentemente.

03.- Num recipiente, bata os ovos, tempere com sal, alho moído, salsa picada, tomilho, cominhos e pimenta, adicione à frigideira e deixe cozinhar, mexendo sempre, em lume médio.

04.- Por fim, polvilhe com cebolinho picado e sirva acompanhado com fatias de pão caseiro (acompanhei com pastéis de bacalhau da receita anterior).

000-tempo-transp± 25′  000-econo-transp económico  000-dific-transp fácil

Reportagem foto/vídeo:

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus.

© 13.Jan.2019

Bolo Engorda Mulher… e Marido

– Uma receita com alguns anos, publicada neste Blogue. Infelizmente e por motivos de saúde, de vez em quando tenho de preparar uns doces. Hoje, repesquei esta receita.

ingredientes

Ingredientes:

– 180 g de farinha
– 100 g de açúcar
– 1 lata de leite condensado cozido (pode usar normal)
– 2,5 dl de leite
– 2,5 dl de leite de coco
– 60 g de margarina
– 3 ovos
– margarina para untar
– 6 gotas de aroma de baunilha
– farinha para polvilhar

Preparação:

01.- Ligue o forno a 180ºC. Barre uma forma com margarina e polvilhe-a com farinha.
02.- Deite no copo do liquidificador o leite condensado, o leite de coco, o leite, os ovos, o açúcar, a margarina, a farinha, o aroma de baunilha, ligue e deixe bater muito bem.
03.- Verta a mistura anterior para a forma e leve ao forno durante 30 minutos. Retire, deixe repousar um pouco, desenforme e deixe arrefecer.
04.- Depois sirva decorado a gosto, se quiser polvilhado com açúcar em pó.

– Valor energético por dose: 714 Kcal (info. da revista em ordem à receita original).
– Este bolo fica com uma consistência tipo pudim. Pode também juntar todos os ingredientes e bater durante 10 minutos com uma batedeira, em vez de utilizar o liquidificador. Se for utilizador de um robot TM31, coloque os ingredientes todos no copo, pela ordem indicada em 2., programe 3 Min., Vel. 4 e depois 1 Min., Vel. 5.

000-tempo-transp± 40′  000-econo-transp económico  000-dific-transp fácil

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus, baseada numa receita da revista Tele Culinária nº. 1509 de 10.Mar.2008, sob o nome de Bolo Engorda Marido.

© 13.Jan.2019

2525: Pastéis de Bacalhau com Feijão Frade

Esta receita é um must na cozinha portuguesa e em muitos locais onde não se dispensa o uso do bacalhau, seja de que modo for preparado. Hoje, escolhi a preparação dos Pastéis de Bacalhau no robot TM 31 mais conhecido por Bimby e penso que apesar dos muitos anos que tenho este robot, nunca tinha preparado esta receita. Aqui fica.


ingredientes

Ingredientes:

– 50 g de cebola
– 20 g de salsa
– 300 g de bacalhau demolhado desfiado
– 300 g de água
– 200 g de batatas p/ fritar, cortadas em pedaços pequenos
– 2 ovos pequenos
– óleo p/ fritar q.b.
– sal e pimenta branca q.b.

Preparação:

01.- Coloque no copo  a cebola e a salsa e pique 5 Seg., Vel 5. Adicione o bacalhau e programe 6 Seg., Vel 5. Retire e reserve.

02.- Coloque no copo  a água, as batatas, o sal e programe 15 Min., Varoma , Vel . Certifique-se que as batatas estão cozidas, escorra-as com a ajuda do cesto.

03.- Coloque no copo as batatas e programe 6 Seg., Vel. 4. Adicione os ovos, o bacalhau reservado, a pimenta e misture na Vel. 4 até que fique homogéneo.

04.- Faça os pastéis com a ajuda de duas colheres de sopa e frite-os em óleo abundante. Retire e coloque sobre papel de cozinha absorvente para escorrer o óleo. Pode servir os pastéis de bacalhau como petisco ou como refeição principal com uma guarnição de arroz ou feijão-frade temperado com cebola picada, salsa e azeite extra-virgem.

– Dado que o preparado ficou um pouco pastoso, (depende do tipo de batata), adicionei no final, ao copo , 3 colheres de Fécula de Batata e programei mais 30 Seg., Vel. 4, para misturar bem. Depois levei o, preparado ao frigorífico até à hora de moldar e fritar (± 2 horas).

000-tempo-transp± 30′  000-econo-transp económico  000-dific-transp fácil

Reportagem foto/vídeo:

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus, baseada numa receita publicada no site Mundo de Receitas Bimby.

© 12.Jan.2019

 

2524: Tarte de Bacalhau com Legumes e Natas


ingredientes

Ingredientes:

– 250 g de bacalhau desfiado
– 200 g de champignons de Paris
– 5 ovos
– cenoura baby, feijão verde, grelos salteados com alho e juliana de legumes q.b.
– 200 g de cebola em cubos
– 1 colher de sopa de alho picado
– 1 cubo tempero alho e coentros
– 200 ml de natas light
– 1 colher de sopa de coentros picados
– ½ dl de azeite
– 1 colher de sopa de farinha Maizena (amido de milho)
– queijo ralado Mozzarella q.b.
– tabasco e flor de sal q.b.

Preparação:

01.- Num tacho ao lume, deite o azeite, junte o cubo tempero, a cebola, o alho e deixe alourar. Num outro tacho ao lume com água fervente, temperada com sal e um fio de azeite, coza os legumes durante 8 minutos (cenoura baby e feijão verde), escorra e reserve.

02.- Junte os cogumelos, a juliana de legumes, os grelos e o bacalhau desfiado ao tacho do refogado, tempere com flor de sal, tabasco e deixe cozinhar em lume brando, mexendo sempre, até os cogumelos ficarem macios, mexendo de vez em quando.

03.- Numa tigela à parte bata os ovos com as natas, tempere com sal, coentros picados, adicione a Maizena e envolva até homogeneizar a mistura. Adicione ao tacho do preparado do bacalhau, cogumelos e legumes cozidos, a mistura dos ovos e envolva suavemente.

04.- Unte uma forma anti-aderente com um fio de azeite, verta o conteúdo da tigela com os ovos, polvilhe com o queijo ralado e leve ao forno durante cerca de 25~30 minutos, dependendo do tipo de forno ou até alourar. Retire do forno e sirva de seguida.

000-tempo-transp± 40′  000-econo-transp económico  000-dific-transp fácil

Reportagem foto/vídeo:

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus.

© 11.Jan.2019

2523: Bifanas de Cebolada e Cerveja

– Hoje, a receita que trago a este Blogue, são de umas simples Bifanas de Porco de Cebolada e Cerveja que, segundo está mencionado no site da Teleculinária, faz parte das receitas fáceis para Totós. Leram bem e se seguirem o link abaixo, verão que é verdade (estive agora a rever e parece que já retiraram esta parte, mas o que eu escrevi é verdade, podem crer!). Gostaria também que a Teleculinária publicasse umas receitas para quem não é Totó. Não que me considere um Chef porque não tenho estatuto para isso, mas também estou muito longe de ser Totó. Contudo, tenho de concordar que existem Totós que se julgam Chef’s e Chef’s que são uns verdadeiros Totós…



ingredientes

Ingredientes:

– 600 g de bifanas de porco
– 200 g de cebola em rodelas
– 1 colher de sopa de alho picado
– 200 ml de passata de tomate com manjericão e orégãos
– 1 cerveja (33 cl) Coruja (₁)
– 0,5 dl de azeite
– 1 cubo de caldo culinário
– 1 folha de louro
– paprica q.b.
– alho moído q.b.
– sal e piripiri q.b

(₁) American Amber Lager
Cerveja produzida a partir de: Água de Leça do Balio; Maltes de cevada do tipo Pilsener, Carared e Chocolate, Vienna; Lúpulos Cascade, Ekuanot, Ella; Levedura Lager. (Tem direito a PUB porque me foi oferecida para provar.)

cook-check

Preparação:

01.- Arranje as bifanas de porco e tempere-as com a paprica, a folha de louro, o alho moído, a cerveja, sal e piripiri. Envolva e deixe marinar durante 20 minutos (ou mais).

02.- Leve ao lume um tacho com o azeite, deixe aquecer, junte a cebola e o alho e deixe refogar até a cebola ficar macia.

03.- Adicione ao tacho as bifanas com a marinada, a passata de tomate e o caldo de carne, rectifique os temperos, tape e deixe cozinhar durante 20 minutos, mexendo de vez em quando.

04.- Retire o tacho do lume e sirva decorado a gosto. Pode acompanhar com uma guarnição de batatas Salardaise (²).

(²) As Batatas (Pommes) Salardaise são pré-fritas com gordura de pato (menos colesterol que manteiga), ervas aromáticas, deliciosas, à venda num determinado hipermercado, que necessitam de terminar a fritura no micro-ondas por cerca de 8 minutos~900W.

000-tempo-transp± 30′  000-econo-transp económico  000-dific-transp fácil

Reportagem foto/vídeo:

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus, baseada e adaptada de uma receita para Totós, publicada no site Teleculinária.

© 09.Jan.2019

 

2522: Lombos de Bacalhau no Forno ao Limão e Manteiga


ingredientes

Ingredientes:

– 2 Lombos de Bacalhau
– 4 batatas
– 1 limão
– manteiga q.b.
– 200 g de feijão verde cortado
– 2 ovos
– azeite q.b.
– 1 colher de sopa de alho picado

Preparação:

01.- Descongele os Lombos de Bacalhau, passe-os por água fria corrente e seque com papel absorvente. Ligue o forno a 200ºC. Coza o feijão verde em água temperada com sal, escorra e reserve. Descasque as batatas e coza-as juntamente com os ovos.

02.- A seguir, unte generosamente um tabuleiro refractário com manteiga, disponha os Lombos de Bacalhau com a pele para baixo (idealmente sem se tocarem) e coloque em cima de cada lombo duas a três metades de rodelas de limão e duas a três pequenas nozes de manteiga (consoante o tamanho do Lombo).

03.- Leve ao forno por 20 minutos aproximadamente, dependendo do forno. Entretanto, leve uma frigideira ao lume, deite o azeite, o alho picado e deixe alourar ligeiramente. Adicione o feijão verde cozido e salteie.

04.- Retire o bacalhau do forno e sirva com a guarnição de feijão-verde, ovos e batata cozida.

000-tempo-transp± 40′  000-econo-transp ± económico  000-dific-transp fácil

Reportagem foto/vídeo:

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus, baseada de uma receita publicada no site Pescanova.

© 07.Jan.2019

 

2521: Massada de Marisco no Tacho

ingredientes

Ingredientes:

– 250 g de massa fusilli
– 700 g de Salada de Marisco congelada
– 100 g de cebola em cubos congelada
– 200 g de tomate em cubos congelado
– 1 colher de sopa de alho picado
– ½ dl de azeite
– 1 colher de chá de orégãos
– 1 colher de sopa de coentros frescos picados
– 1 dl de molho de tomate com manjericão, orégãos e alecrim
– 1 ½ dl de vinho branco
– 200 g de juliana de legumes
– 1 cubo tempero para massas
– 1 cubo tempero alho, louro e pimentão
– cebolinho picado q.b.
– piripiri moído q.b.

cook-check

Preparação:

01.- Coza a massa em água abundante temperada com sal, um fio de azeite e o cubo tempero. Escorra bem e passe de imediato por água fria, reservando um copo bem cheio da água da cozedura. Leve ao lume um tacho com o azeite, deixe aquecer, junte a cebola, o cubo tempero alho, louro e pimentão e o alho picado e deixe refogar até a cebola ficar macia. Adicione os cubos de tomate, envolva e deixe cozinhar durante 3 minutos. Adicione o molho de tomate, tempere com o piripiri, regue com um pouco do vinho (reserve o restante) e deixe ferver durante 2 minutos.

02.- Junte ao tacho os orégãos, os coentros e envolva bem. Adicione a juliana de legumes e deixe cozinhar durante 5 minutos, adicionando o restante vinho e um pouco da água da cozedura da massa, apenas o suficiente para que o molho não fique espesso em demasia, mexendo de vez em quando.

03.- Adicione ao preparado do tacho a salada de marisco previamente passada por água fria corrente, envolva bem e deixe cozinhar durante 5 minutos, mexendo de vez em quando.

04.- Adicione mais um pouco da água da cozedura da massa, junte o fusilli previamente cozido, mexendo suavemente e adicionando água até que adquira a consistência que mais gostar. Tape o tacho, baixe o lume para o mínimo e deixe a massa tomar sabor durante 5 minutos, mexendo de vez em quando. Desligue o lume e sirva de imediato, polvilhado com cebolinho.

000-tempo-transp± 30′  000-econo-transp económico  000-dific-transp fácil

Reportagem foto/vídeo:

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus.

© 06.Jan.2019

2520: Feijoada com Cubos de Pota e Camarão


ingredientes

Ingredientes:

– 1 lata grande de feijão manteiga cozido
– 500 g de Tiras de Pota
– 250 g de miolo de camarão 100/200
– 100 g de cebola em cubos
– 1 cubo de tempero alho & coentros
– 1 colher de sopa de alho picado
– 1 chouriço de carne
– 200 g de tomate em cubos
– 1 dl de polpa de tomate com manjericão e orégãos
– 200 g de cenoura baby
– 1 ½ dl de vinho branco
– azeite q.b.
– 1 folha de louro
– sumo de limão q.b.
– sal e piripiri q.b.
– coentros q.b.
– ovos (opcional, um por pax)

cook-check

Preparação:

01.- Descongele as tiras de pota e corte-as em cubos pequenos. Tempere-as com sal, pimenta e sumo de limão. Tire a pele ao chouriço e corte-o em rodelas. Num tacho ao lume, deite o azeite a cobrir o fundo, a cebola, o alho, o cubo de tempero e deixe refogar até a cebola ficar macia.

02.- Junte a cenoura baby, o miolo de camarão ao refogado do tacho e deixe cozinhar durante 5 minutos, mexendo de vez em quando. Adicione depois as rodelas de chouriço e salteie mais 3 minutos, em lume médio, mexendo. Junte o tomate em cubos, a polpa de tomate, o louro, e deixe cozinhar, tapado, em lume brando, mais 5 minutos.

03.- Adicione depois o vinho ao tacho, mexa bem durante 1 minuto, deite os cubos de pota e tempere com uma pitada de sal e piripiri. Deixe cozinhar em lume brando, tapado, durante 10 minutos, mexendo de vez em quando.

04.- Acrescente ao preparado do tacho o feijão cozido com a calda, envolva e cozinhe em lume brando durante 5 minutos, para misturar bem os sabores. Se preferir, escalfe os ovos necessários (um por pax). Retire do lume, emprate e sirva de imediato, polvilhando com coentros picados. Pode também acompanhar com uma guarnição de arroz branco.

000-tempo-transp± 45′  000-econo-transp económico  000-dific-transp fácil

Reportagem foto/vídeo:

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus.

© 04.Jan.2019

2519: Tiras de Pota à Lagareiro

– Há quatro anos atrás, precisamente em Janeiro de 2015, publiquei esta receita neste Blogue – que estou a reconstruir nos anos mais antigos e que tinham falta de imagens por motivo de mudanças de hosting -, e que hoje volto a repetir com algumas alterações. Uma excelente refeição que escolhi para a primeira receita deste Blogue no novo ano de 2019.

ingredientes

Ingredientes:

– 500 g de tiras de pota congeladas
– 400 g de batatinhas novas
– 1 ½ dl de azeite
– 8 dentes de alho
– 2 folhas de louro
– sal e pimenta preta q.b.

Preparação:

01.- Descongele as tiras de pota, tempere-as com pimenta preta moída na hora e as folhas de louro partidas ao meio. Descasque os dentes de alho e corte-os às rodelas finas. Ligue o forno a 220ºC.

02.- Lave as batatinhas, faça alguns furos com um garfo e leve-as a cozer em água com sal, durante cerca de 15 minutos. Num tabuleiro refractário, deite 1 dl de azeite, disponha as tiras de pota e as batatinhas já previamente cozidas e, por cima, as rodelas de dentes de alho e o restante azeite. Leve a assar no forno durante aproximadamente 20 minutos.

03.- Quando retirar o tabuleiro do forno, coloque as batatas escorridas numa tábua de cozinha e, uma a uma, tape com um pano e dê uma ligeira pancada com o punho fechado (para fazer a “batata a murro”). Volte a colocar as batatas no tabuleiro com as tiras de pota.

04.- Sirva de imediato e, se for necessário reforçar o tempero, aqueça mais ½ dl de azeite com 2 dentes de alho cortados às rodelas finas e uma folha de louro pequena.

000-tempo-transp± 35′  000-econo-transp económico  000-dific-transp fácil

Reportagem foto/vídeo:

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus, adaptada e baseada numa receita publicada no site da Pescanova.

© 03.Jan.2019

2518: Camarão Black Tiger no Forno com Molho de Ervas

Hoje – e não é por ser véspera de ano novo -, o vídeo mostra as actividades que ocorreram n’ A Cozinha do Avô Chico e da sua ajudante Vera. Produziram-se: Aletria Doce, Rabanadas Tradicionais e um petisco de comer e de chorar por mais – Camarão Black Tiger no Forno com Molho de Ervas Aromáticas -, que estava simplesmente fenomenal!

ingredientes

Ingredientes:

– 360 g de camarão black tiger 20/30 congelado
– 1 dl de azeite + 1 colher de sopa
– 2 colheres de sopa de polpa de tomate com manjericão e orégãos
– 6 gotas de tabasco
– 1 colher de café de caril em pó
– 3 colheres de sopa de mistura de ervas aromáticas picadas (¹)
– 2 colheres de chá de flor de sal
– 600 g de batatas pequenas
– 200 g de tiras de pimentos tricolor

(¹) – estragão, orégãos e tomilho

cook-check

Preparação:

01.- Misture 1 dl de azeite com a polpa de tomate, o tabasco, o caril, duas colheres de sopa ervas picadas e uma colher de chá de sal. Coloque o camarão tigre (previamente descongelados) numa tigela grande, deite por cima o preparado, mexa bem, tape com película aderente e deixe marinar cerca de uma hora.

02.- Ligue o forno a 220° C. Coza as batatas em água temperada com o restante sal.

03.- Disponha o camarão tigre com a marinada e os pimentos num tabuleiro forrado com papel vegetal e leve ao forno cerca de 10 minutos.

04.- Na altura de servir, corte as batatas ao meio, tempere-as com o restante azeite previamente misturado com as restantes ervas picadas e sirva-as a acompanhar o camarão.

000-tempo-transp± 35′ + 60′ marinar  000-econo-transp económico  000-dific-transp fácil

Reportagem foto/vídeo:

Nota do Apok@lypsus:

– Uma preparação Apok@lypsus, baseada numa receita publicada no site Pingo Doce.

© 31.Dez.2018

cropped-logonew03_transp.png