sexta-feira, novembro 07, 2008

Dicas para motoristas paulistanos I

Ao que parece, as auto-escolas da maior cidade do País não ensinam a seus alunos algumas regras importantes de trânsito, que este S&P reúne agora, em um pequeno guia de sobrevivência no trânsito:

Lição 1: Uso da seta

Os demais motoristas não têm como saber para que lado você vai, a menos que você use o dispositivo localizado bem próximo ao volante, vulgarmente chamado de seta. Na maioria dos automóveis, para sinalizar uma curva ou mudança de faixa para o lado direito, basta empurrar a alavanca para cima, e se a intenção é trafegar do lado esquerdo, faça o movimento oposto. Mas atenção: a seta sempre deve ser usada pouco antes do movimento desejado, não durante ou depois.

Lição 2: Semáforo (ou sinal, na tradução para o paulistês)

Como você, motorista paulistano, deve saber, o semáforo é usado para controlar o tráfego de veículos e pedestres. O instrumento indica o momento de avançar e parar por meio de três cores coloridas: verde (passagem livre), amarelo (atenção) e vermelho (passagem interrompida). Quando o semáforo passar do vermelho para o verde, você pode seguir em frente imediatamente, não é necessário aguardar 10, 15 ou mais segundos. Desse modo, você apenas complicará ainda mais o já nada fácil trânsito e ganhará, em troca, uma chuva de buzinas – tema, aliás, do nosso próximo tópico.

2 comentários:

Adriano Silva disse...

hehehehehehehe
Boas dicas. Quem sabe assim melhoramos o trânsito em Sampa. :)
Agora, se vc leu no meu blog, aqui em Fortaleza é pior, os caras além de não respeitarem os sinais de trânsito, são todos braços.

Discoteca Completa disse...

Pois é. A diferença é que aí vc fica parado em frente à praia. Aqui, debaixo do minhocão. Qual vc prefere?