Como a dança pode ser considerada a linguagem do corpo?

dançar

Uma das maneiras mais intensas de liberar o ímpeto criativo através da arte é a dança. Nela se aproveita o movimento do nosso corpo como um canal de expressão direto e muito expressivo. Por isso a dança existe na história do homem desde as primeiras civilizações como uma maneira de se comunicar e também de liberar as tensões criativas.

Nesse sentido, as festas, celebrações e até mesmos rituais religiosos possuem um código e uma maneira característica da dança. Assim sendo, a vida é movimento, desde do crescimento de uma nova planta através de uma semente, até o eterno baile das estrelas e constelações. Por isso, quando dançamos, criamos um vínculo com o que passa dentro de nós e o mundo ao nosso redor.

Continue lendo…

Fotografia olho de peixe, uma maneira de ver o mundo

foco olho de peixe

Uma fotografia pode ser tão poderosa ao ponto de comover o mundo inteiro. Desse modo, muitas fotos que retratam a dura realidade de algumas comunidades ou também os movimentos migratórios podem ter um impacto significativo. Desse modo a tecnologia envolvida nessa arte está em constante evolução.

Nesse sentido a fotografia com o foco olho de peixe consiste em um dos efeitos fotográficos mais utilizados hoje em dia. Dessa maneira uma foto pode conter uma maior amplitude de imagem, também como uma oportunidade de utilizar a criatividade para compor imagens e ideias.

Continue lendo…

Técnicas de imaginação para ser um melhor cineasta

imaginação fértil

Da mesma forma que para escrever um roteiro, escolher os atores ou até mesmo dirigir um filme precisamos nos apoiar em nossas técnicas, para a imaginação não seria diferente. Desse modo a criatividade também poderá ser exercitada.

Nesse sentido, podemos utilizar a imaginação para visualizar o autocontrole e então resolver o problema proposto. Desse modo nos tornamos protagonistas do filme mais importante: a nossa vida. Portanto, um excelente método para poder mudar as crenças e os pensamentos negativos que podemos nutrir sobre uma situação reside em cultivar a nossa criatividade.

Continue lendo…

As acompanhantes também estão no mundo da arte

arte e garotas

De certo modo as acompanhantes também podem estar envolvidas no mundo da arte, posando para fotógrafos, pintores, mas também participando diretamente. Assim sendo o “Porn life drawing” surge como uma nova modalidade artística que combina arte e ativismo. Ou seja, as garotas de programa sempre existiram desde o início da civilização humana e continuaram existindo.

Por essa razão, o fenômeno dos serviços sexuais faz parte da nossa cultura e definitivamente é uma excelente forma de conhecer ainda mais a sexualidade humana. De fato, no Brasil e mais especificamente na cidade de Salvador um professor universitário de belas artes ficou famoso entre seus alunos depois de dizer em sala: “se você quiser conhecer a anatomia humana de verdade, primeiro encontre centenas de garotas de programa em Salvador e pratique a sua técnica diariamente”.

Continue lendo…

A arte do renascimento, quando o homem se tornou homem

periodo renascentista

A história da humanidade está repleta de acontecimentos históricos que moldaram e continuam moldando a nossa sociedade até os dias de hoje. Atualmente a arte renascentista, um desses movimentos culturais, é uma das mais destacadas. Tanto pelos seus impressionantes artistas, como pelas suas obras que perduram e retratam magnificamente esse despertar do homem racional.

Dessa forma, no conceito renascentista a ideia era poder permitir renascer das tradições antigas da Grécia e Itália clássica. Assim, a intenção dos artistas era modificar esse classicismo para que ele aceitasse a tecnologia do mundo moderno com a ajuda do conhecimento científico. Decerto, o artista toma consciência do indivíduo e através dele entende a sua arte do ponto de vista humanista.

Continue lendo…

Artes cênicas, tudo que você precisa saber

arte cênica

A arte em geral é uma das maneiras mais sublimes que o homem encontrou para se comunicar. Ela pode vir de diversas formas, maneiras e jeitos. A arte pode se comunicar direta e explicitamente ou possuir uma forma estética que vai depender de quem recebe para poder ter significado. Se conhece como arte cênica todas as que estão destinadas a uma apresentação cênica, ou seja, uma cena ou representação. Dessa forma, todas as formas artísticas de exibição massiva como: o cinema, o teatro, a dança, o ballet, a música, as performances e todas aquelas atividades que requerem um espaço cenográfico.

Tais apresentações podem ocorrer em construções destinadas especialmente para esse fim. Como teatros, sala de espetáculos, entre outros lugares. Também é possível aproveitar espaços urbanos ou arquitetônicos de caráter público, como ocorre com os espetáculos de rua.

Continue lendo…

Como projetar a voz, os melhores conselhos para poder praticar

projectar-voz

Uma das coisas essenciais quando alguém começa a aprender a cantar é saber como projetar a voz, mas calma lá. O que seria projetar a voz? Bom, projetar a voz nada mais é do que fazer com que o som produzido pelas suas cordas vocais seja escutado por outras pessoas que estejam próximo de você. Na verdade, sempre que falamos estamos projetando a nossa voz, mesmo quando diminuímos o volume ou até mesmo quando sussurramos, agora, para que essa prática seja efetiva e que o som que produzido seja agradável e contenha todas as nuances do seu timbre, é importantíssimo seguir alguns conselhos para que a sua voz seja projetada da forma mais eficiente possível. Uma das coisas mais essenciais na hora de falar ou trabalhar com o seu aparato fonador é a respiração, antes de querer cantar ou projetar a nossa voz devemos entender como funciona a nossa respiração e qual é a maneira de utilizá-la na sua máxima potência.

Continue lendo…

Time-lapse, a arte de saber contar a passagem do tempo

O tempo é uma das dimensões mais importantes para o homem, embora muitos digam que simplesmente o inventamos para amarrar todos os eventos a uma causalidade e poder entender melhor como as coisas acontecem, colocando-os em um mapa sensorial que vai além do espaço. Existem eventos que ocorrem em um décimo de segundo e outros que levam anos para ocorrer. Existem também aqueles que são repetidos continuamente, como um belo pôr do sol na praia. Poderíamos assistir esse evento por horas, mas também poderíamos criar um efeito perfeito através da fotografia , acelerando o processo e reduzindo consideravelmente sua duração, até deixá-lo em alguns segundos.

É exatamente isso que se busca com a técnica de time-lapse (câmera rápida), um processo através do qual numerosas fotografias são tiradas em diferentes momentos, que são montadas para dar uma sensação de maior velocidade . É assim que um evento que pode durar duas horas é reduzido para menos de um minuto, acelerando a velocidade desse evento através do ritmo das fotografias e mostrando-o de uma maneira muito especial e, acima de tudo, bonita. O time-lapse tornou-se muito elegante nos últimos tempos, não apenas para cobrir o pôr do sol em belas paisagens, mas também para mostrar as montagens de um palco, por exemplo, através de um pequeno vídeo curto de duração reduzida.

Continue lendo…

Documentários: peças cinematográficas desenvolvidas com materiais baseados na realidade

documentarios

Os documentários têm um propósito didático, e sua estrutura de imagens e sons transmitem a mensagem de dos fatos de acordo com o ponto de vista do seu autor. É difícil oferecer uma definição exata sobre o conceito do é um documentário e, mais ainda, quando o cinema é uma arte relativamente nova e em constante mudança. Os documentários são tipos de filmes que mostram a constituição de um aspecto de fatos reais, geralmente organizados através de uma história e contado, via de regra, em uma ordem cronológica ou ainda utilizando várias sequências de entrevistas. Mesmo assim, o documentário não tem um formato padrão em si, já que não segue sempre o mesmo estilo de roteiro ou tenha um modelo pré-existente.

Continue lendo…

Dança do Ventre: uma tradição oriental que combina elementos religiosos e eróticos

dansa do ventre

Dança oriental ou dança do ventre é uma arte milenar e representa uma das mais antigas danças do mundo. Embora sua origem seja um tanto incerta, combina elementos de vários países do Oriente Médio e Norte da África. Nestes países ela é conhecida como ‘Raks Sharki’ e faz parte da sua cultura, desenvolveu-se mais em países como Egito, Líbano e Turquia, mas há também um interesse incrível por essa dança no mundo ocidental, tornando-se assim uma arte conhecida nos quatros cantos do planeta.

Por mais que muitas vezes vinculemos essa dança com os exóticos e os enigmáticos haréns árabes antigos, é importante notar que também tem um perfeito sentido que favorece a união entre corpo e espírito, tornando-se uma maneira de exaltar a beleza e a fertilidade feminina. Algo que hoje conseguiu valorizar o lado feminino e fortalecer a autoestima das mulheres que o praticam.

Continue lendo…