Exposição Prolongada à Ficção Científica  

   um blog de Luís Filipe Silva


24 Dezembro 2008

Fiquei Relativamente Impressionado com o exemplar que recebi do Anuário Brasileiro de Literatura Fantástica 2007, organizado por Cesar Silva e Marcello Simão Branco. Este anuário começou a ser produzido em 2005, embora, como os editores explicam na introdução, seja a primeira vez que é editado em formato livro (os números anteriores foram produzidos de forma mais amadora) - pela mão da Tarja Editorial, que tem sido responsável pelo lançamento recente de autores brasileiros de FC (por exemplo, Fábulas do Tempo e da Eternidade, da Cristina Lasaitis, que também me encontro a ler). Tem como objectivo cobrir o ano anterior ao da sua edição a nível do que é produzido literariamente no Brasil, no género fantástico.

Como tal, e algo que de imediato o torna extremamente valioso como material de referência, efectua um apanhado das obras publicadas em 2007 no território brasileiro (não considera as edições portuguesas importadas) - a nível de autores nacionais e estrangeiros (Saramago é considerado, correctamente, nesta última categoria). Os organizadores não se poupam a esforços (que não devem ter sido poucos) em inventariar todos os tipos de publicações existentes, desde as editoras tradicionais a virtuais a edições de autor, dividindo-as pelas diversas categorias de romance, colectânea e não-ficção, e pelos géneros de FC, Fantasia e Horror. A lista ocupa várias páginas, uma vez que só a nível dos autores brasileiros conseguem identificar um interessante número de 89 novos títulos, de um total de 232 livros representando o mercado total (ou seja, incluindo autores estrangeiros e reedições). Destes 89 títulos de autores brasileiros, cerca de metade (42, por coincidência um número bastante FC) são romances impressos e 28 obras virtuais. Os organizadores concluem que os autores procuram mais a categoria romance que a do conto (cuja crise atribuem à cessação das antologias temáticas decorrentes do desaparecimento da editora Anos-Luz), embora também afirmem que «alguns editores têm reclamado a ausência de bons romances para publicar.»

A qualidade das obras é abordada na secção seguinte de críticas (resenhas), na qual um conjunto de obras eleitas é analisada sob um olhar exigente, apontando as falhas e as virtudes, e desnudando as influências literárias evidentes nas quais o autor se terá baseado para a sua obra. Sem dúvida há aqui uma vontade louvável de premiar o original e a qualidade literária. O fabuloso Confissões do Inexplicável, a obra-testemunho de André Carneiro (uma edição cuidada, volumosa, que apetece ler, repleta dos contos deste veterano do fantástico) é apreciada detalhadamente, e o Anuário inclui ainda uma extensa entrevista com o autor, acompanhada de bibliografia. A terminar, um artigo de Roberto de Sousa Causo: «Tupiniweird: New Weird Entre Nós?»

Como objecto estranho neste Anuário encontra-se também a nossa antologia Por Universos Nunca Dantes Navegados, que acabou por ser apreciada pelos organizadores, embora tecnicamente a sua publicação em Portugal a retirasse do âmbito de abrangência da obra. É uma crítica honesta e bem-vinda, apenas centrada sobre os contos brasileiros (os portugueses são mencionados sem opinião), concluindo que embora nenhum conto se destaque, também não há contos manifestamente maus, contribuindo para uma edição bastante homogénea. O nosso obrigado aos organizadores por este destaque.

O Anuário 2007 é omisso quanto à situação em Portugal, facto que se deverá à ausência neste número do «correspondente português» Jorge Candeias, cujos artigos (presumo de comentários que encontrei na internet, embora nunca tenha pessoalmente constatado a situação nem os organizadores expliquem o caso) formavam parte de alguns dos Anuários anteriores. Infelizmente, desconheço o teor efectivo desses artigos passados, nem se se encontrarão disponíveis na internet.

A concluir, este Anuário é um projecto raro e precioso, e que espero que continue a ser produzido, apesar das dificuldades que desconfio existirem. Ao apresentar uma perspectiva global e sistematizada a respeito da situação do mercado no Brasil, confere-lhe uma unidade, um espelho no qual os autores poderão posicionar-se e equiparar-se face aos seus pares. Além disso, contribui para o crescimento da crítica profissional e do estudo académico, essenciais para o desenvolvimento de qualquer literatura. Portugal não ficaria nada mal servido se alguém, com tempo e genica suficientes, desse o passo em frente e imitasse tal façanha.

[O Anuário Brasileiro de Literatura Fantástica 2007 é publicado pela Tarja Editorial e pode ser encomendado por aqui.]

[Link Permanente

09 Dezembro 2008

E Depois Há Portugueses que surgem assim do nada, como Sebastiões expelidos por neblinas informáticas, cujas galerias ocultas de ficção científica existem cheias de imagens desgarradas, sem páginas anexas, longe de contos e romances e sagas, como é o caso de João Ribeiro.

[Link Permanente

08 Dezembro 2008

Um Pequeno Filme para quem gosta de livros. Bom feriado preguiçoso.


This Is Where We Live por 4th Estate in Vimeo.

[Link Permanente

06 Dezembro 2008

Há Mais de Uma Década, noticiava naquela que seria a primeira das primeiras colunas «Efeitos Secundários» a inauguração do SciFi Channel nos Estados Unidos. No final, perguntava «O que temos nós?» Hoje (e logo hoje, de todos os dias) posso finalmente dizer que também temos um canal de ficção científica (o mesmo, na versão europeia). Espanha afinal já o tem há bastante tempo - talvez os fornecedores de tv por cabo estivessem com dúvidas a respeito do interesse dos portugueses pelo futuro, ou pelo diferente (no estado actual das coisas, qualquer coisa diferente é pelo menos uma fuga apreciada)? Esperemos que também aqui se repita o exemplo espanhol de uma revista dedicada à versão multimédia do género. Parabéns, MEO, pela escolha, só é pena que eu subscreva a ZON (vejam lá se se entendem, vocês que até foram do mesmo grupo e enchem no fim os mesmos bolsos). Começa logo à noite, às 21.30. Godspeed, espero que fique durante bastante tempo (e produza material português com a prata da casa - nudge, nudge, wink, wink).

[Link Permanente

Leituras Aleatórias. «Catherine Drew» de Paul Cornell é uma movimentada peça de ficção, a abrir a colectânea Fast Forward 2, organizada por Lou Anders e cujo objectivo é dinamizar a produção de histórias curtas de ficção científica (com o tal cunho verosímil, não tanto fantasioso), revolucionárias, excitantes, magníficas, etc, etc. Interessantemente, é uma história de espionagem num sistema solar alternativo, em que Deus está efectivamente presente através de um «campo de boa fortuna» ao qual se pode rezar, e no qual, embora o sistema solar tenha sido colonizado por potências «menores, que envergonham os grandes impérios», os grandes impérios da história são efectivamente o russo e o alemão (ao qual Inglaterra se subordina). Trata-se de uma história de espionagem e, obviamente, de descoberta de uma forma de comunicar com o «nosso universo» (geralmente a forma preferida de os autores mostrarem, sem explicar directamente, que se trata de um universo alternativo com outras leis de física), energética e movimentada como um grande espectáculo aéreo, embora no momento de nos despedirmos, afastamo-nos com a sensação de que não nos disse nada de novo -acerca do universo, da vida, de nós mesmos.

[Link Permanente

03 Dezembro 2008

E Somos Cem! Às últimas horas de domingo, 30, um tsunami de submissões conseguiu elevar o número de entradas para a centena. Terá havido outra antologia de ficção marginal e marginalizada com tanta concorrência? Algo é pelo menos garantido: quanto maior a ceifa, maior o trigo, independentemente da proporção do joio. Um grande obrigado a todos os que decidiram entrar nesta jornada, e como foi apanágio do regulamento, espero que tenham conseguido divertir-se no processo. Quer sejam (desta vez) seleccionados quer não, espero que continuem a escrever. Foi, principalmente, a feliz constatação de que podemos ser afinal, um país de contadores de histórias. Ou antes, uma cultura, ou não tivesse tido a honra de receber um conjunto representativo de participações brasileiras. O trabalho difícil é agora concluir a selecção (não um trabalho solitário mas algo que vai receber comentários de partes terceiras em fases mais adiantadas, como convém), e começar a dar um formato ao livro final.

Numa onda paralela, destaque para o Blade Runner, agora com novo e invejável cabeçalho, que prometeu e cumpriu apresentar 30 livros de antiga memória das edições portuguesas do género, permitindo-nos viajar até tempos idos e relembrar, por momentos fugazes, as idades, dias, ocasiões em que certos livros entraram na nossa vida e foram importantes. De entre todos, Tron destaca-se imponente, na humildade da sua época tão ou mais importante que o Matrix. Os jogos mais apetecíveis são também os mais simples. Se não acompanharam a senda diária, aconselho-vos a efectuar a mesma viagem em diferido. O bom da velha internet é que nos permite navegar, assim, na informação, como se ontem tivesse sido hoje.

Não queria admitir, mas ele estava com medo.

A rapariga continuava escondida no beco. Pouco tinha vestido, apenas roupa interior - um vestido atado à cintura, com um topo muito justo e curto, de onde pendiam seios fartos dos quais não conseguia desviar o olhar, e uma saia rasgada, deixando antever um conjunto de ligas que adornavam pernas esculturais, daquelas que só se encontram nas capas de revistas. Mas não se encontrava nos seus melhores dias. Tinha um aspecto sujo, sovado. O cabelo, decerto que esplendoroso em ocasiões normais, estava sujo e desgrenhado. Por todo o corpo e roupa, notava-se por um predomínio de manchas de lama e terra secas, marcas de mãos e sapatos, talvez um fio de sangue aqui e ali. E para finalizar com toque de ouro, chorava desconsoladamente, sentada sobre uma caixa, encostada contra a parede fria do beco (era, afinal, Novembro, e ainda na semana passada nevara em toda a cidade).

Não o tinha notado ali, no fundo do beco, a olhar para ela, surpreendido em pleno acto de vitimização de mais uma menina da noite. A faca ainda respingava sangue da mulher que ele arrastara pouco tempo consigo, de quem tinha estado a extrair meticulosamente o útero. Felizmente que entretanto a dor e o choque a tinham levado, senão nem mesmo a mordaça teria impedido de soltar a quantidade suficiente de barulhos que alertassem a rapariga antes desta mergulhar no beco e o forçassem a fugir antes do trabalho acabado. O que teria sido uma pena.

Contudo, quando se tinha apercebido da companhia inesperada, já a rapariga estava encostada à parede, já encarava a vida com o maior dos desgostos. Nunca vira tanta tristeza num rosto tão jovem e bonito. Era perfeito. Era a vítima perfeita, a combinação exacta de beleza, desamparo e desespero que jamais encontrara. Era a mulher dos seus sonhos.

Daí que tivesse tanto medo. A perfeição era um alvo inalcançável. Ousar sequer atingi-la traria consequências nefastas. O pecador é aquele que cede ao desejo, pensou, e põe em risco a sua alma imortal. Não podia deixar que isso lhe acontecesse.

Além disso, a situação era-lhe tão propícia que simplesmente se recusava a acreditar que fosse coincidência. Não havia almoços grátis. Certamente que a polícia estaria à sua espera, à menor sugestão de silhueta nas sombras. A aguardar por ele.

Mas os minutos passaram-se e a rapariga não ficou mais calma. Pelo contrário, cada vez a sua angústia era maior, a cada momento mais lágrimas lhe irrompiam do rosto. E contudo, não se ia embora, não abandonava sequer o assento.

Ele bem tentava controlar-se. Mas a oferta era demasiado tentatora.

Armado com um sorriso simpático, aproximou-se, a faca a brilhar no luar ocasional. Quem sabe se ela não gostaria dele à primeira vista?

- Olá - soltou. A voz saiu-lhe ameaçadora como de costume. Era algo que não conseguia evitar. Os dedos tremiam-lhe ao antever o momento em que a lâmina beijaria a carne, em que lhe traçaria um sorriso abaixo daquela boca, como se inscrevesse a sua marca na perfeição do Senhor.

Ela não se assustou. Olhou-o placidamente. Como se o esperasse. Pareceu-lhe inclusive que... sorrira?

- Não vai gritar? - perguntou-lhe ele. Aquilo não estava nos seus planos.

Ela negou com a cabeça.

- Sei quem é... leio os jornais - baixou o pescoço, expôndo-o. - Faça o que tem a fazer.

Entrou-lhe uma raiva súbita. Mas quem se julgava ela, para comandar a sua mão de artista? Que direito lhe assistia em estragar a perfeição do momento, em arruinar o seu prazer? As mulheres eram bichos traiçoeiros e demoníacos, todas iguais, todas merecedoras do mesmo castigo. Iria corrigi-la, isso sim, mas não como ela pretendia. Com ela iria ser lento e cruel. Muito cruel.

Agarrou-lhe no cabelo e puxou-a para o chão. Ela debateu-se.

- Não, assim não, não quero morrer assim!

Queria ficar sentada. Ele puxou-a com mais força. Ela não conseguiu resistir.

A caixa onde ela estava sentada tinha um olho vermelho que piscava. No breve segundo em que ela se levantou, o olho deixou de piscar, acendeu-se, e cuspiu uma pequena bola para o ar. A bola ascendeu ao nível dos olhos dele.

Explodiu em cem mil agulhas finíssimas. Cravejaram o beco, enterrando-se com profundidade nas paredes, atravessando a rua e cortando os céus onde encontraram aberturas. As autoridades teriam dificuldade em recolher provas, de tão profundamente se tinham enfiado.

E todas as autoridades médicas concordaram que nada no sistema penal de Sua Majestade teria sido um castigo tão doloroso para o demónio das noites.

[Link Permanente

01 Dezembro 2008

Leituras Aleatórias. Fantasy - The Best of the Year 2008, organizada por Rich Horton, é mais uma das antologias anuais que procura compilar os melhores contos publicados no ano transacto, neste caso no género «fantasia», de acordo com os critérios editoriais norte-americanos. Mais do que selecções rigorosas de acordo com princípios pré-estabelecidos, cada qual segue os ditames de gosto do organizador respectivo, mais subconscientes do que académicos, e na verdade é assim que tem de ser. O resultado, contudo, torna-se por vezes eclético e incompreensível.

Nesta antologia voltamos a encontrar «The Cambist and Lord Iron», de Daniel Abraham (o coitado, certamente por lapso, encontra-se omisso na secção das biografias no final do livro), que Kelly Link também seleccionou para a Year's Best Fantasy & Horror. «Stray» é uma selecção bizarra: este conto de Benjamin Rosenbaum e David Ackert apresenta-nos a estranha figura de um deus imortal que caminha entre nós, desprovido da glória e do poder do passado (ele que era mais poderoso que o mais poderoso dos reis). É aparentemente um deus africano, algo que não fica explícito, e que só nos é revelado pelas ocasionais menções de racismo e ambiente rural, informando-nos em simultâneo das questões de pele e de que possivelmente o cenário é o interior dos Estados Unidos algures na primeira metade do século XX. Contudo, a história limita-se a mostrá-lo a casar-se com uma mortal, a desviar as suspeitas do outro pretendente desta mulher face à sua verdadeira natureza, e a influenciar constantemente o que ocorre em seu redor, algo que lhe traz infelicidade pois sente que nada é genuíno na sua vida (quem diria que os deuses tinham problemas existenciais tão vincados?). Se ele encontrou guarida, contudo, quando foi a vez de se deparar com uma menina branca que tinha perdido toda a família, a rezar num cemitério, e pretendeu dar-lhe refúgio, um novo lar e uma esperança na vida, como qualquer deus que se prezasse, a mulher avisou-o de que, dada a sua cor de pele, era melhor não, e portanto abandona-a no meio da estrada. E acaba assim. Não sendo um conto particularmente bem escrito, repleto de interjeições intimistas que quebram o ritmo, e dada a natureza puramente circunstancial do protagonista (enquanto deus, não realiza nenhum feito divino, portanto poderia ser um qualquer outro personagem cujos fortes princípios morais contrariassem a decisão final, para os efeitos da história), eis um conto perfeitamente dispensável de publicação, e muito menos de inclusão neste tipo de antologias.

Melhor sorte não se reserva a «The Last Worders» de Karen Joy Fowler, autora de quem tenho uma excelente opinião a nível literário. Mantendo uma qualidade de escrita elevada, por vezes fazendo recordar-me Ursula Le Guin, eis a história de duas gémeas que estão tão unidas em pensamento e acto que se apaixonam sempre pelas mesmas coisas. Isto é complicado para elas, pois implica que se apaixonarão sempre pelo mesmo rapaz, e assim uma delas nunca será feliz. A solução que encontraram no liceu foi de fazerem um voto mútuo no qual nenhuma delas procurará aquilo que verdadeiramente pretende, o que é tramado em termos afectivos. Daí que, mais velhas, tenham chegado a uma conclusão: que seja o rapaz a decidir. E é assim que, após colocarem um detective privado na senda dele, viajam até San Margais (lugar inventado?), lugar onde foi registado o último movimento do seu cartão de crédito. O rapaz terá de escolher uma delas, só assim alcançarão a felicidade. Ao mesmo tempo, procuram «The Last Word», um café de stand-up comedy sem a parte da comédia. Supostamente o rapaz actuará nesse lugar, que se situa no final da escada que leva ao rio, no fundo do desfiladeiro, que outrora escravos subiam e desciam sem parar para trazer água fresca para a vila. O pormenor histórico não acrescenta nada à história, que parece resultar de uma colagem de incidentes, pensamentos e estilos (a cena surrealista na qual o discurso proferido pelo rapaz influencia a vida dos ouvintes, que não conseguem voltar para as suas casas, os seus cônjuges e filhos, e são obrigados a recomeçar uma nova vida, está completamente desenquadrado do estilo mundano e directo que perpassa todo o conto). No final, apenas uma das irmãs consegue entrar no «Last Word», e de facto, apenas uma delas entra, deixando a outra de fora, pela primeira vez separadas em acto e intenção. E acaba assim, mais uma vez. Torna-se difícil perceber qual a verdadeira intenção da autora. Quereria mostrar que cada ser faz o seu próprio destino? Que não há ligações eternas? Que todos estamos à espera da primeira cena do filme da nossa vida? Julguem por vós próprios. Na minha opinião, trata-se de uma das mais fracas narrativas do historial de Fowler e mais um contributo negativo para uma antologia que se diz ser de fantasia.

[Link Permanente

30 Novembro 2008

C'Est Fini, Por Fim, o período de submissões para o Pulp Fiction à Portuguesa. A todos os que enviaram e que possivelmente ainda enviarão até ao final do dia de hoje, os meus agradecimentos. Saibam que a concorrência é renhida - recebemos quase uma centena de contos, e ao contrário do habitual, a maioria oriundos do território luso. Temos desconhecidos à mistura com consagrados. Temos contos de todos os aspectos, feitios e posturas. No final, quem sabe?, talvez haja material para um segundo volume, mas isso será decisão do editor. Para já, temos de fazer o primeiro. Descontraiam-se, apreciem o Natal, divirtam-se durante as festas com a família ou amigos. Novidades só para o próximo ano.

Caía.

O míssil era um peso morto, um ser estúpido e cego cuja única função seria rasgar os céus seguindo um caminho determinado à partida, o destino imutável ditado pelas regras da trajectória de vôo. Era demasiado massivo para se deixar perturbar com obstáculos no caminho. Acima de tudo, era determinado.

A cidade aguardava.

Não tinha asas, flaps, jactos. Não tinha forma de controlo. Não podia ser orientado. Um monstro do tamanho de um estádio olímpico com a capacidade de manobra de um rochedo.

Dois minutos, talvez menos. E depois o fim.

Hans teve um breve vislumbre das portas de Brandenburgo reduzidas a pó. Da Nationalgalerie a arder até não restar mais do que um monte de cinzas e memórias das obras destruídas. Do Tiergarten e os primeiros passeios de mão dada, em que fantasiava uma vida normal, família e filhos, antes da oferta da Wehrmacht que mudaria a sua vida. Das ruas da infância, da Potsdamer Platz e da Alexanderplatz sempre cheias de gente, das primeiras paradas em frente do Führer quando era mero soldado raso, dos primeiros espiões executados em hasta pública. Toda esta riqueza eliminada do mapa, a sua amada Deustchland ferida em pleno coração.

Surpreendeu-se ao notar que chorava. Para descarregar a frustração, pontapeou o corpo inerte do oficial britânico caido sobre o manípulo de soltura, que não conseguira abater a tempo. Se tivesse sido mais rápido, se tivesse percebido que o cão Aliado não estava morto...

Falhara ao Reich no último momento. E agora milhares de pessoas morreriam por sua causa.

A única consolação era de que ele próprio as acompanharia. Não havia forma de sair dali.

Mas talvez houvesse forma...

Correu para a tubagem interior da bomba, tentando recordar-se dos diagramas que haviam recuperado do submarino britânico. O míssil não passava de uma carapaça de urânio enriquecido com um detonador na cauda. Não conseguia detê-lo mas talvez conseguisse antecipar a explosão, fazê-la acontecer a meio da queda, evitar que fosse tão extensa.

Contudo, os painéis não davam de si. Alguém prevera a possibilidade de invasão. Estavam soldados de forma a serem invioláveis, pelo menos no curto espaço de tempo que lhe restava.

Berlim acolheu-o.

O grande clarão foi visto instantaneamente a quilómetros de distância. Os efeitos colaterais só começaram a chegar no dia seguinte.

Foi o princípio do fim do império teutónico.

[Link Permanente

Site integrante do
Ficção Científica e Fantasia em Português
Texto
Diminuir Tamanho
Aumentar Tamanho

Folhear
Página Inicial

Arquivo

Subscrever
Leitor universal