quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Aeromoça diz que abandonou 'Big Brother' pelos colegas demitidos

A aeromoça de 35 anos que abandonou a edição italiana do 'Big Brother' (ou 'Grande Fratello', em italiano) disse que a sua profissão é uma paixão antiga e que por isto não trocaria o programa pelo emprego. “Ser aeromoça sempre foi meu sonho”, disse Daniela Martani. “A CAI (que administra a Alitalia) não meu deu possibilidade de exercer meu direito, que todo trabalhador tem”, completou ela. Daniela acredita que a postura da empresa, que a ameaçou de demissão, ocorreu porque ela participou ativamente dos protestos em setembro de 2008, quando a Alitalia ficou bem perto de ser fechada por problemas financeiros. Na época, ela foi uma das mais fotografadas e chegou até a colocar uma corda no pescoço durante uma das manifestações.“Tenho que voltar ao trabalho em respeito aos meus colegas que não tiveram a segunda chance”, disse ela, se referindo aos 3 mil empregos cortados da empresa.

Os problemas para Daniela Martani começaram há uma semana, quando a companhia abriu um expediente por ela não ter se apresentado no aeroporto Fiumicino, de Roma, para um voo. Ela disse, porém, que havia pedido uma licença para a empresa para poder participar do programa.

Daniela Martani dá entrevista nesta terça-feira (3) em Roma. (Foto: AFP)

A Alitalia
Criada em 1947, a Alitalia se tornou símbolo do crescimento econômico italiano depois da Segunda Guerra Mundial, alcançando o posto, na década de 70, de sétima maior companhia aérea do mundo.

A Alitalia foi adquirida por um grupo de empresários, reunidos sob a sigla Companhia Aérea Italiana (CAI). Ao todo, 49,9% de suas ações pertenciam ao Estado italiano, que assumiu os prejuízos acumulados ao longo dos últimos 15 anos após o fracasso de todos os projetos aventados para recuperá-la.

Após ter demitido mais de 3.000 pessoas como parte de seu processo de enxugamento, a companhia renovada contará com 12.000 funcionários. A nova Alitalia nasceu em 13 de janeiro passado e prevê uma redução de voos em relação à etapa anterior.
Globo on line com agências

Nenhum comentário: